Os tipos de motores a diesel

Os motores a diesel foram inventados pelo engenheiro francês Rudolf Diesel, enquanto ele morava na Alemanha.

No motor a diesel, que também são chamados de motores de ignição por compressão, a combustão se faz pelo aumento da temperatura provocado pela compressão de ar. Os motores a diesel podem ser classificados em quatro categorias:

Estacionários: 

Normalmente utilizados para máquinas estacionárias, como os geradores de energia. Mas também são usados em máquinas de solda, bombas e em situações onde exigem a rotação constante.

Industriais:

Usados no acionamento de máquinas na Construção Civil, tratores, guindastes e compressores de ar.

Veiculares:

Usados nos caminhões, ônibus, veículos militares e até motos.

Marítimos:

Usados em barcos e máquinas de uso naval.

Existe outra classificação onde os motores são diferenciados pelo tipo de ciclo:

Otto ou Diesel.


Diferenças entre os motores do ciclo Otto e os motores do ciclo Diesel

Ambos os nomes dos ciclos são inspirados nos seus autores, Nikolaus Otto e Rudolf Diesel.

Otto foi o pioneiro na construção do motor de quatro tempos.

Diesel inventou um motor de combustão interna onde o ar é comprimido aumentando a temperatura.


Motor Diesel

  1. Menor tamanho
  2. Maior simplicidade
  3. Maior gama de aplicação

Para que a explosão fosse controlada e transformada em movimentos, uma série de equipamentos foi desenvolvida, como a bomba injetora, sistemas de múltiplas engrenagens e controladores de pressão.

O motor de Diesel foi desenvolvido para trabalhar com óleo vegetal. A simplicidade e a grande gama de aplicações, fez com que o motor de Diesel revolucioansse a indústria, substituindo os mecanismos a vapor utilizados em locomotivas e transportes marítimos.

Rudolf Diesel desenvolveu seu motor-reator para que utilizasse óleo de origem vegetal. Porém, em sua homenagem, nomeou-se o produto que é obtido durante o início do refino do petróleo bruto: o óleo Diesel.

Os motores a Diesel são aqueles que aspiram o ar que, após ser comprimido no interior dos cilindros, recebe o combustível sob pressão superior àquela em que o ar se encontra. A combustão ocorre por auto-ignição, quando o combustível entra em contato com o ar aquecido pela pressão elevada.


Motor Otto

São os motores que aspiram a mistura de ar e combustível antes de ser comprimida nos cilindros. 

A combustão dessa mistura é provocada por centelhas produzidas numa vela de ignição.

É o caso de todos os motores a gasolina, álcool, gás ou metanol. É o tipo de motor geralmente utilizado nos automóveis. Neles, o combustível é injetado na válvula de admissão ou diretamente na tomada de ar do cilindro antes do término da compressão.

Um motor Otto se baseia nos princípios da termodinâmica e da compressão e expansão de gases, usando-os parar gerar força e movimentos rotativos. Também chamado de “Ciclo de Quatro Tempos”, o motor utiliza:

  1. Primeiro tempo – Admissão: momento em que há a partida – movimento inicial do motor.
  2. Segundo tempo – Compressão: há um processo de compressão da mistura de ar e combustível, de modo em que eles ficam pressurizados na câmara de combustão.
  3. Terceiro tempo – Explosão: a mistura comprimida na etapa anterior recebe uma centelha (ou faísca) da vela. Há um deslocamento de massa por conta da explosão e, pela expansão dos gases, o pistão é “empurrado”. É nesta etapa que o motor gera força motriz e torque.
  4. Quarto tempo – Escape: após todo o processo, é necessário colocar para fora os gases resultantes da queima.
Motores de Combustão Interna Pistão
CaracterísticaCiclo OttoCiclo Diesel
IgniçãoPor centelhaAuto ignição
Formação da misturaNo carburadorInjeção
Relação de compressão6 até 8:1É comprimida uma mistura de ar + combustível.O ar é comprimido a mais baixas pressões, a temperatura atingida fica abaixo da auto ignição.16 até 20:1Somente ar é comprimidoO ar é comprimido até atingir uma temperatura acima da auto ignição.
CombustívelGasolina, álcool, gás naturalÓleo diesel ou gás natural + 20% de óleo diesel
Ciclo a ar idealO calor entra a volume constanteO calor entra a pressão constante